quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Entrevista Guillermo Arriaga


Tenho que ser honesto. Não sabia quem era Guillermo Arriaga, escritor e cineasta mexicano. Fui apresentado a ele pelas mãos, ou melhor, pelas letras da editora Lidia Maria de Melo. Quem tiver oportunidade e estiver interessado em saber um pouco mais sobre a vida e a obra do escritor, acesse o link para o blog da autora: http://lidiamariademelo.blogspot.com/2010/08/perfil-do-escritor-e-cineasta-mexicano.html Não estou puxando o saco, mas há tempos eu não lia uma matéria com um estilo mais requintado e ainda assim de fácil entendimento, sem ser entediante. Vale a pena ler.
Mas como o que trato aqui é diagramação, vamos lá. Numa sexta-feira de pescoção, a editora me pediu para tentar diagramar essas páginas. Como toda sexta-feira é corrida, nem mesmo ela teve tempo de me dar o material. Ainda assim, tivemos um conversa rápida e na minha cabeça, comecei a imaginar a página com um estilo mais próximo dos clássicos europeus, com brancos maiores entre as colunas, frases mais soltas. Veio o final de semana de folga. Ela até tentou fechar a página com outro diagramador, mas também não teve tempo. Então, na segunda-feira, peguei o material e coloquei no papel o que eu tinha em mente. Confesso que o resultado ficou muito bom. Eu gostei bastante. Acho que não ficou devendo nada aos famosos e sempre inspiradores suplementos de cultura do Estadão ou dos jornais europeus. Páginas sóbrias, elegantes, simples e requintadas. Acho que foi uma casamento perfeito entre o conteúdo editorial e a diagramação, pois o texto, como já disse antes, foi por um caminho de estilo bem requintado, quase poético. Eu gostei muito do resultado.

Um comentário:

  1. bonitas páginas... o fio data 'blog da lídia' até me deixou na dúvida se era a Tribuna mesmo ehoehueo. Gostei das colunas diferentes... elegante...elegante...
    abraço!

    ResponderExcluir